Assessment & Development Centres

Assessment centre é o processo pelo qual um grupo de pessoas é submetido a um processo avaliativo que tem como base múltiplas atividades (dinâmicas em grupo, simulações, estudos de caso, exercícios in-tray, entrevistas, testes, questionários etc.) e múltiplos avaliadores. O princípio fundamental dos assessment centres é não avaliar uma pessoa com base em uma única observação ou atividade.

Por isso, cada pessoa é observada por mais de um avaliador (consultores, gestores e profissionais de RH) e participa de um conjunto de atividades diversas, desenhadas com base nos atributos necessários ao sucesso na posição pretendida.

O processo é tipicamente realizado num centro de treinamentos ou hotel e tem a duração de um a três dias, dependendo dos objetivos. Quanto maior o número de técnicas, tempo e observações, mais fundamentada uma opinião ou decisão.

A metodologia originou-se na esfera militar e tornou-se popular a partir dos anos 1950s, quando a AT&T começou a utilizá-la em processos de seleção. O processo também pode ser adaptado para identificar necessidades de desenvolvimento individuais e do grupo, o que chamamos de development centre.

O PIERON assessora seus clientes no desenho, planejamento e condução de assessment e development centres. Além disso, como os investimentos de tempo e dinheiro num assessment centre são relativamente altos, incorporamos alguns dos princípios fundamentais que guiam essa abordagem em outras de nossas abordagens, em particular no Assessment Work Levels® e no Assessment de Perfil de Competências.

Entre em Contato