Tratar de capacidade potencial sem um entendimento claro do que o termo significa gera confusão; e, se partíssemos de conceitos confusos, seria impossível fazer uma contribuição verdadeira para a gestão de pessoas e organizações.
O PIERON traz um conceito claro de capacidade potencial: com quanta complexidade uma pessoa pode lidar quando tem que fazer escolhas, tomar decisões e trabalhar até alcançar seus objetivos em condições de ambiguidade e incerteza.
A formulação e o desenvolvimento do conceito decorrem dos trabalhos de Elliott Jaques e Gillian Stamp, fundadores do Bioss, nosso parceiro estratégico. Diferencia-se completamente de outros conceitos tais como tipos e traços psicológicos, personalidade, inteligência etc. Esses se referem aos aspectos “visíveis” do comportamento, mas não explicam com quanta complexidade alguém estará confortável de lidar quando tiver que tomar decisões e conduzir ações até um objetivo e nem têm poder preditivo significativo com relação a performance e crescimento profissional.