Tripod of Work™

Nossa perspectiva sobre liderança está destilada no Tripod of Work™ (ou Tripé do Trabalho), um modelo poderoso que leva líderes de todos os níveis e refletir sobre seu papel e identificar áreas para autodesenvolvimento.

O modelo foi criado por Gillian Stamp e emergiu ao longo de décadas de escuta às narrativas de pessoas – em todos os níveis organizacionais – sobre as condições em que se sentiriam mais eficazes trabalhando em equipes.

Na sua essência, o Tripod of Work™ evidencia três elementos centrais para a boa liderança:

  • Tasking: Garantir que existam contextos relevantes e clareza sobre o que é esperado e de quem.
  • Trusting: Criar condições para e confiar ativamente na capacidade dos liderados, dando espaço para que as pessoas realizem seu trabalho.
  • Tending: Nutrir a relação gerencial, compartilhando informações relevantes, demonstrando interesse no desenvolvimento dos liderados e chamando-os para prestar contas sobre sua atuação.

Dessa forma, Tripod of Work™ evidencia tensões que todos os líderes enfrentam quando têm que liderar. Para entregarem resultados, eles têm que atribuir tarefas e funções, usando tasking. Seus liderados, por sua vez, têm que sentir que há espaço para que usem seu próprio julgamento ao realizarem o trabalho – isso é trusting. Finalmente, o progresso das ações precisa ser verificado, as pessoas precisam sentir-se conectadas e saber se estão no caminho certo – tending.

Tasking, Trusting e Tending, quando equilibrados, criam as condições para que as pessoas tenham espaço e exerçam seus próprios julgamentos ao realizarem seu trabalho; para que saibam se estão na direção certa e sintam-se conectadas com os propósitos organizacionais; e para que exista coerência e confiança nas relações gerenciais. Quando esse equilíbrio é afetado, um Tripod of Work™ ótimo pode se transformar em um tripé rígido ou difuso.

O Tripod of Work™ é central para iniciativas de desenvolvimento de liderança e também no diagnóstico organizacional. Não se baseia em tipologias ou modismos sobre o líder ideal, mas nos comportamentos e tensões que são comuns à liderança em qualquer nível e contexto.

Entre em Contato